Flavia / USA

Sunday, November 12, 2006

Trabalho

Ao chegar aqui, descobri uma coisa terrivel - nao se consegue emprego decente sem o Social Security Number (que corresponde ao CPF que usamos no Brasil) e, no caso de estrangeiros, sem a carteirinha de autorizacao de trabalho. Como eu nao tenho nem uma coisa nem outra, a vida nao e das mais faceis aqui.

Preenchi varias fichas de inscricao para trabalho, fiz entrevistas, as pessoas gostavam de mim, me queriam trabalhando com elas, principalmente por eu falar portugues e ingles, mas...quando chegava a hora da contratacao, a falta de documentos apropriados tornava tudo impossivel.

Entao, trabalhei por uma semana em limpeza de casa, com uma vizinha. Atraves dela, consegui um trabalho de camareira em um hotel.
Problema: so tinha brasileiros trabalhando la. Nao tenho nada contra trabalhar com brasileiros, nao. E que, se vim desenvolver meu ingles, como poderia fazer isso falando portugues o dia inteiro?! Mas trabalhei nesse emprego por mais de tres semanas...

Dai, essa mesma vizinha (Anita), me falou de um emprego para cuidar de uma velhinha. Sua amiga Angela, que cuidava da velhinha, estava voltando pro Brasil. Peguei o emprego.

A velhinha se chama Dorothy e tem 81 anos de idade. Ela nao se levanta mais da cama e e muito carente. Depois de tres semanas eu ja nao aguentava mais ficar confinada naquele quarto, 6 horas e meia por dia. O salario era excelente, mas o trabalho era extremamente monotono e dificil. Pedi conta.

Fiquei desempregada por dois dias. Consegui um emprego em uma Deli shop que e, na verdade, uma franquia (White Hen Pantry)
http://www.whitehen.com/

No website acima, da pra voces terem uma ideia do que se vende la. Bom, faco cafe, sanduiches, saladas, fatio frios, atendo no balcao e na registradora. Quem diria, hein?! hehehe Tambem vendemos loterias. O pessoal daqui e louco por raspadinhas... O bom de la e que sou a unica brasileira. Todos os outros sao americanos, incluindo os clientes. Falo e ouco ingles o tempo todo.

Alem disso, tenho um segundo emprego - dou aulas de ingles para brasileiros numa escola chamada Wisdom
http://www.wisdomamerica.com/asp/

Esse e o predio da escola.Voces podem nao acreditar, mas a maioria dos brasileiros que vive aqui nao fala ingles. Muitos moram aqui por varios anos e so falam (como eles mesmos brincam), Hi and Bye. Alguns procuram uma escola para poder ter uma qualidade de vida melhor e melhores oportunidades de trabalho tambem. Mas nao e facil para eles. Eles trabalham duro, tem mais de um emprego e nao tem muito tempo. Todos os meus alunos sao adultos. Nos nos divertimos muito durante as aulas. Conheci muitas pessoas legais nesse emprego. E a secretaria e de Ipatinga! Seu nome e Sheila e ela trabalhava no Colegio Sao Francisco (do Horto). Mas so trabalho la duas noites por semana. Nao posso deixar meu Andre sozinho todas as noites.

O problema que estou encontrando aqui e que, por ser uma cidade de veraneio, Hyannis perde muito de seu movimento quando o inverno vai se aproximando. Os horarios de trabalho vao encolhendo, encolhendo... Conforme o andamento das coisas, vou pensar em me mudar para uma regiao que nao dependa de turistas.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home